Autisme et autisme

  • 1. O Autistão é o « mundo do autistas »: em resumo, refere-se a tudo o que caracteriza o autismo e as pessoas autistas.
  • 2. O principal objetivo da Organização Diplomática do Autistão é informar as autoridades públicas dos países, para que elas entendam melhor as necessidades e dificuldades das pessoas autistas, com o objetivo de uma « Consideração Correta do Autismo em Todos os Lugares », permitindo a « Acessibilidade para pessoas autistas expostas a situações incapacitantes », a fim de reduzir as « Perturbações Socio-Geradas (sensoriais, mentais ou outras)« .
    Nossa organização é « extranacional », ela não « interfere de fora », ela oferece contribuições complementares graças a uma abordagem muito ampla, diversificada e diferente, que permite comparações e reflexões muito úteis para melhorar as políticas públicas.
  • 3. As pessoas autistas não sofrem de « autismo »: elas sofrem das consequências da ausência de uma consideração adequada do autismo em todos os lugares e, portanto, da ausência de políticas públicas e medidas que permitam a acessibilidade por meio da redução dessas perturbações externas.
  • 4. Para isso, é essencial começar entendendo que « o autismo » (que é uma diferença humana com muitas qualidades) é algo diferente dos « transtornos do autismo » (que são apenas problemas, objetivos ou subjetivos).
  • 5. As pessoas autistas devem ter condições para « aprender sobre o não-autismo » a fim de viver adaptando-se a ele, MAS sem se conformar a ele, ou seja, sem serem « obrigadas a se tornarem não-autistas », pois as qualidades específicas do autismo devem ser preservadas e as muitas e perigosas falhas e armadilhas sociais devem ser evitadas, em particular aquela que consiste em criar autoestima por meio de « possíveis julgamentos por estranhos », o que força um tipo de « ditadura da imagem social », obrigando as pessoas a « brilhar » (o que é absurdo, superficial e particularmente tóxico para pessoas autistas).
  • 6. É imperativo que as pessoas autistas não sejam prejudicadas em seus interesses ou empreendimentos (além das regras mínimas de conduta), que não sejam expostas a restrições, superproteção ou privação de liberdade por causa de seu autismo.
    Isso é injusto e, acima de tudo, impede qualquer desenvolvimento positivo.
    O desenvolvimento positivo das pessoas autistas só é possível se elas puderem seguir « seu próprio caminho na vida », que inevitavelmente não é um caminho comum, e que será favorecido por uma multitude ilimitada de possibilidades, escolhas, chances, experiências, encontros, aventuras, viagens etc., e não pelo oposto: a restrição e a aridez de uma vida que é ainda mais limitada e restrita do que a da maioria das pessoas não autistas (que é muito « padronizada e robótica »).
    Por esse motivo, é imperativo e essencial que os PAIS de pessoas autistas sejam « educados sobre o autismo ».
  • 7. A liberdade e a experimentação são, portanto, essenciais, e a compreensão desses princípios (entre muitos outros que podemos explicar e demonstrar em detalhes) é indispensável se a sociedade quiser permitir uma vida melhor para as pessoas autistas: mais livre, mais justa, mais realizada, com o mesmo nível de possibilidades e chances que as pessoas não autistas, em outras palavras, uma « vida real », digna e feliz.
  • 8. Isso seria possível se as pessoas autistas que podem explicar essas coisas fossem ouvidas com atenção e se as autoridades públicas fizessem um esforço e entendessem que as modificações necessárias não são abusivas: são correções que beneficiam a sociedade inteira.
    Tentar despertar a atenção e explicar essas coisas de forma convincente com exemplos e evidências da « vida real »: esse é o único objetivo de nossa organização.

Para saber mais: Autistan.org